quarta-feira, 21 de julho de 2010

Religião e Deus, a invenção do Homem!

Antes de qualquer coisa queria deixar bem claro que as opiniões aqui contidas são minhas, algumas fundamentadas em artigos, textos e livros e outras são apenas conclusões minhas. Estão todos convidados a discordar e postar suas opiniões.

Quando se pensa em religião logo se cria uma imagem um tanto antiga e ultrapassada da realidade. É muito estranho quando vemos um crescente esforço da humanidade em querer descobrir a origem de tudo, ou melhor, de quase tudo, e não vemos o mesmo esforço em querer descobrir a origem da religião. Quando o homem começou a crer em algo invisível? E por quê? Por que as religiões se tornaram tão complexas? Por que não seguimos as mesmas religiões tribais de nossos antepassados? São perguntas um tanto difíceis a primeira vista, porém se raciocinarmos um pouco iremos descobrir suas respostas.

O homem começa a crer em algo invisível no momento em que não consegue explicar certos fenômenos da natureza e sabe que tais fenômenos são incontroláveis (naquele momento). O trovão, o fogo, as tempestades e diversos outros tipos de fenômenos eram temidos por nossos antepassados (um embrião de futuras religiões).

Com o constante avanço cerebral e os avanços nas habilidades sensitivas e motoras dos nossos antepassados (não entrarei em detalhes neste post sobre evolução humana, mas alguns autores defendem a idéia de uma evolução cerebral com a idéia de evolução do trabalho) a mente passa a ter a capacidade de imaginar e com isso se amplia o horizonte sobre aquilo que já temiam e começam a especular sobre possíveis forças controladoras. Essa idéia de complexidade continua até hoje e fica cada vez maior quando certas perguntas são respondidas, pois novas virão!

Não seguimos nossos antepassados em suas religiões antigas, pois nossa mente não crê naquilo como eles criam, sabemos de coisas que nos impedem de ter a mesma concepção que eles tinham dos fenômenos da natureza e de tantos outros.

Mas por que crer em algo que não se sabe se é real? Porque o homem precisa de um ponto de apoio, precisa de um porto seguro, uma tábua de salvação que de sentido a sua vida. O homem teme Deus e isso muitas vezes o impede de voltar a barbárie e a selvageria, o medo da consequência de seus atos e de um castigo divino. A religião e Deus são apenas mais uns de muitos mecanismos de controle do homem e da sociedade.

Off Post

Espero que gostem e não tirem conclusões precipitadas sobre mim! Os amigos que comentarem por favor deixem uma sugestão de assunto para o próximo post. Com o tempo vou melhorar o blog.

Abraços

Um comentário:

  1. Ao que me parece é exatamente isso. Possivelmente se acreditavam em deuses desde os primórdios da humanidade. A maioria deles esquecidos e os que ainda são lembrados (como os do panteão grego ou romano) não são mais adorados. A promessa de destruição aos que refutarem a existencia deles jamais foi cumprida. Agora se tem a idéia de que o Deus da Bíblia é diferente e é real, mas na verdade não há diferença entre Ele e os antigos. O que o sustenta é a fé das pessoas. Provavelmente surgirão novos deuses enquanto os atuais serão esquecidos.

    ResponderExcluir